terça-feira, 14 de maio de 2013

Como devo vacinar o meu animal


A vacinação é, sem dúvidas, uma das principais obrigações dos proprietários de cães ou de gatos e o não cumprimento do protocolo vacinal é uma negligência que pode custar muito caro. No caso dos cães, há vacinas que previnem a ocorrência de doenças gravíssimas como a parvovirose, a cinomose, a leishmaniose, a raiva e a leptospitose. Destaque para as três últimas que são antropozoonoses (doenças comuns ao homem e aos animais). Para os gatos a vacinação protege contra algumas doenças como a panleucopenia felina e a raiva.
    Especificamente sobre as doenças falarei nos próximos artigos.
    Não há bichos de sete cabeças para manter a  vacinação do seu mascote em dia. Basta um pouco de dedicação e de disponibilidade financeira visto que, inegavelmente, a vacinação gera alguns custos.
    Os protocolos vacinais indicados pelos Médicos Veterinários podem variar, porém a sua essência não muda, sendo as vacinas indicadas de acordo com a faixa etária do animal.        
    Os esquemas vacinais que costumo recomendar para os meus pacientes são os seguintes:
  • Cães - 
45 dias - 1ª V 10 (vacina que protege contra 10 patógenos)
66 dias - 2ª V 10 + 1ª Giárdia
87 dias - 3 ª V 10 + 2ª Giárdia
108 dias - Traqueobronquite + Antirrábica
180 dias APÓS A ÚLTIMA V 10 - Leptospirose

Obs: Após as vacinas do 108º dia de vida elas se tornam anuais.
    A vacina contra a Leishmaniose ainda é pouco difundida e tem um custo relativamente alto. Ela só é indicada para animais que têm possibilidades de contato com  áreas onde há a presença do mosquito transmissor da doença.
    A proteção contra a leptospirose está inclusa na V 10, porém a sua validade é de apenas 180 dias. Por esse motivo há a necessidade de refazer a imunização após 180 dias da úiltima V 10.
  • Gatos - 
45 dias - 1ª Quádrupla (protege contra 4 patógenos)
66 dias - 2ª Quádrupla
87 dias - 3ª Quádrupla
108 dias - Antirrábica

A vacinação é a melhor forma de reduzir as chances dos animais contrairem doenças, em alguns casos incuráveis, não tem qualquer contra indicação e os custos são bastante acessíveis. Portanto, se pretende adquirir um animalzinho de estimação ou já tem um, não esqueça das suas obrigações e mantenha seu melhor amigo sempre protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário